sexta-feira, 28 de outubro de 2016

O ALUNO CAMPEÃO: Uma História Real



O ALUNO CAMPEÃO: Uma História Real
Sidmar da Silva Oliveira[1]
Certa vez, um inteligente garoto, sofrendo com apelidos e a indisciplina de seus colegas, numa turma do 4º ano Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Monte Santo/BA, estava decidido a desistir de estudar. O pior de tudo isso, é que já se iniciava a IV Unidade do ano letivo e isso implicaria na reprovação do estudante. Ao saber disso, o diretor da escola se dirigiu a casa do garoto, onde ouviu todas as ponderações da mãe e do garoto, e após uma conversa com ambos, conseguiu convencê-los e resgatar o desejo de menino pela escola.
Ao retornar a escola, o aluno que outrora era um dos mais ativos e participativos estudantes, demonstrou timidez, mas após poucos dias, já se notava o brilho nos olhos e o entusiasmo pelas atividades escolares. O diretor sempre conversava com o garoto e lhe incentivava a se desvencilhar de colegas “bagunceiros”. A mãe do estudante, foi/é importantíssima nessa história, já que, diariamente aconselhava e motivava o seu filho. Dias se passaram e o garoto retomou as atividades com normalidade, inclusive, se inscrevendo para participar de um Concurso de Contadores de Histórias a ser realizado no final do mês de novembro na escola onde estudava o aluno.
No dia do concurso, ao chegar antecipadamente e ao ver os troféus que seriam entregues aos vencedores, o estudante e os demais colegas inscritos, olhavam aqueles prêmios simbólicos e certamente desejam ganhar. Para isso, bastava se apresentar bem, dentro das modalidades em que se inscreveram e consequentemente, convencer os jurados que lhes qualificariam por meio de notas de 0 à 10.
É chegada a hora, começou o Concurso! Ocorreram apresentações coletivas das turmas da educação infantil, do 1º, 2º e 3º ano e as apresentações individuais, na qual, o aluno aqui retratado se apresentou muito bem, extraindo muitos aplausos da ‘plateia’. Ao final das apresentações, seria o momento de apresentar o resultado final, isto é, os vencedores. A expectativa tomou conta dos estudantes que se apresentaram e também dos que prestigiaram o evento.
As notas dos jurados atestaram que o estudante que esteve na eminência de desistir de estudar naquele final de ano, seria o CAMPEÃO na modalidade de Contador de Histórias, representado assim um momento grandioso de felicidade para o estudante, e claro, para o gestor e demais pessoas sabedoras daquela importante conquista.
Legado que ficou: No meio escolar, professores e gestores em parceria com a família fazem a diferença!!!! 
 


[1] Docente da Rede Municipal de Ensino de Monte Santo/BA (atualmente é Gestor Escolar), Graduado em Pedagogia pela Faculdade do Sertão Baiano-FASB (2015) e Pós-Graduado em Alfabetização e Letramento na FASB (2016).

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

A Educação em Monte Santo/BA


 A Educação em Monte Santo/BA
Nesta sexta-feira (21/10/2016), liderado pela APLB Sindicato, reuniram-se em frente à Prefeitura Municipal de Monte Santo/BA, estagiários do IEL, pais/mães de estudantes, alunos (as), alguns donos e/ou motorista de transporte escolar, professores e servidores de outras categorias a fim de protestar contra o caos educacional que se instalou no município após a eleição: salários atrasados e/ou parcelados; demissão dos Estagiários do IEL por nota no WhatsApp e atraso nos vencimentos dos mesmos; atraso do pagamento do transporte escolar, algumas escola sem água e outros pormenores.
Em frente à Prefeitura Municipal, antes da passeata/mobilização pelas ruas/avenidas da cidade, a fala foi franqueada aos presentes e alguns se pronunciaram energicamente, chamando atenção dos problemas enfrentados e, por conseguinte, os motivos do movimento. 
Por conta de todos esses problemas, os profissionais da educação (professores, estagiários do IEL...), estão em greve há cerca de duas semanas e com isso, as aulas estão paralisadas em todo município. É oportuno salientar que o Ministério Público já foi informado e já houve manifestação na câmara de vereadores e ocupação da Prefeitura Municipal, mas a resolução parece não estar próxima.
Diante disso, professores, diretores e outros servidores públicos se mobilizaram e nesta sexta-feira, como atestam as fotos abaixo, realizaram a manifestação nas ruas/avenidas da cidade, com paradas estratégicas em frente ao fórum e Secretaria Municipal de Educação, locais onde os líderes do movimento solictaram justiça e negociação, respectivamente, a fim de resolver os problemas enfrentados e as aulas voltarem ao normal
Ressalta-se que mesmo através de manifestações da classe, na atual Gestão Municipal, houve inúmeros avanços na carreira do profissional da educação (aprovação do Estatuto, Plano de Carreira, Eleição para diretores, reserva técnica do primário...), contudo esse é um momento típico de reflexão de todas as conquistas e, portanto, não há espaço para retrocesso, até porque é também um momento de transição de governo.
Por fim, no início da tarde, em Assembleia Extraordinária, realizada no auditório do IEMS, apesar de nesta data (21/10), o restante dos salários dos professores ter sido pago, a categoria decidiu continuar a greve, visto que ainda não houve encaminhamentos e tampouco resolução da situação dos estagiários do IEL que atuam como professores auxiliares nas turmas da Educação Infantil e dão aula 01 (um) dia por semana em cada turma, nos anos Iniciais, garantindo assim, o tempo destinado para planejamento dos professores, assegurado por leis federais e municipais. Da mesma forma, o pagamento do transporte escolar ainda não foi praticado e por conta desses dois problemas é praticamente inviável às aulas voltarem a normalidade, mesmo que haja consenso da categoria em voltar às escolas. 
Em suma, para a categoria enquanto o município não solucionar a situação do IEL e Transporte Escolar, infelizmente as aulas não retornam. Convém salientar que, como em outros embates, a cetegoria (professores), liderada pela diretoria da APLB Sindicato núcleo Monte Santo, está aberta ao diálogo/negociação com a Gestão Municipal
OBS: Última atualização em 22/10/2016, às 10:50.
Por Sidmar Oliveira
Uma das assembleias com a categoria nos dias precedentes a mobilização da sexta - 21/10/2016.

Concentração em frente a Prefeitura Municipal.  
Passeata/mobilização pelas ruas/avenida da cidade.

Passeata/mobilização pelas ruas/avenida da cidade.

População chegando novamente à Prefeitura Municipal após a mobilização pelas ruas/avenidas.