quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

“Findando o 2016”





“Findando o 2016”
Sidmar da Silva Oliveira[1]
        Fazer a “festinha” de encerramento das atividades escolares é um momento marcante, tanto para o professor, quanto para os aprendizes, já que, junto à “festa” (guloseimas e refrigerantes), há o anúncio dos alunos aprovados e de recuperação e esse resultado nem sempre ‘agrada’ a todos. Para uns é festa, alegria, objetivo alcançado. Para outros é momento de refletir e seguir a jornada por mais alguns dias, de modo que a célebre “profecia” de Chico Xavier, "Você não pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas você pode começar agora e fazer um novo fim" torna-se presente entre os estudantes, especialmente os que ficam de recuperação.
       O fato central é que a equipe da Escola Municipal Lourival Custódio, situada no povoado de Maravilha, neste município de Monte Santo/BA, realizou no dia 08/12/2016 a celebração de encerramento da Creche e Pré-escola, e nesta data, 14/12/2016, o encerramento das atividades pedagógicas do 1º ao 5º ano - ver fotos abaixo, ficando apenas, as recuperações a serem realizadas nos próximos 04 dias úteis. É claro que não queríamos “encerrar o ano” nesta data e tampouco dessa forma, com serviços básicos suspensos, mas foi a melhor saída para driblar as adversidades que têm se multiplicado a cada dia.
      Como se vê, este não foi o melhor ano em âmbito educacional. Longe disso, mas temos a certeza de que não estiamos em buscar o melhor para nossos estudantes e estamos convictos de que inúmeros desafios foram vencidos e vários objetivos foram lançados.
      É com essa certeza, que agradeço a Deus pelo dom da vida, aos pais pela confiança, a equipe pela parceria e aos alunos que, em particular, marcaram a nossa escola de maneira única e especial. Que os saberes compartilhados ao longo de 2016, sejam a alavanca para alcançarmos o destino pretendido e que continuemos emanados nessa empreitada que exige muita sabedoria e paciência para concatenar as ideias e parceria para materializá-las.  
      Por fim, reconhecemos a confiança depositada em nosso trabalho e contamos com a parceria de todos/as no ano vindouro.
     Nós da ESCOLA MUNICIPAL LOURIVAL CUSTÓDIO, agradecemos o apoio e a participação de todos/as e lhes desejamos um maravilho Natal e um 2017 cheio de saúde, paz, amor, realizações e felicidades! 
Maravilha, 14 de dezembro de 2016

Cordialmente,
Sidmar da Silva Oliveira
Gestor Escolar


[1] Docente da Rede Municipal de Ensino de Monte Santo/BA (atualmente é Gestor Escolar). Graduado em Pedagogia pela Faculdade do Sertão Baiano-FASB (2015) e Pós-Graduado em Alfabetização e Letramento na FASB (2016).









sexta-feira, 28 de outubro de 2016

O ALUNO CAMPEÃO: Uma História Real



O ALUNO CAMPEÃO: Uma História Real
Sidmar da Silva Oliveira[1]
Certa vez, um inteligente garoto, sofrendo com apelidos e a indisciplina de seus colegas, numa turma do 4º ano Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Monte Santo/BA, estava decidido a desistir de estudar. O pior de tudo isso, é que já se iniciava a IV Unidade do ano letivo e isso implicaria na reprovação do estudante. Ao saber disso, o diretor da escola se dirigiu a casa do garoto, onde ouviu todas as ponderações da mãe e do garoto, e após uma conversa com ambos, conseguiu convencê-los e resgatar o desejo de menino pela escola.
Ao retornar a escola, o aluno que outrora era um dos mais ativos e participativos estudantes, demonstrou timidez, mas após poucos dias, já se notava o brilho nos olhos e o entusiasmo pelas atividades escolares. O diretor sempre conversava com o garoto e lhe incentivava a se desvencilhar de colegas “bagunceiros”. A mãe do estudante, foi/é importantíssima nessa história, já que, diariamente aconselhava e motivava o seu filho. Dias se passaram e o garoto retomou as atividades com normalidade, inclusive, se inscrevendo para participar de um Concurso de Contadores de Histórias a ser realizado no final do mês de novembro na escola onde estudava o aluno.
No dia do concurso, ao chegar antecipadamente e ao ver os troféus que seriam entregues aos vencedores, o estudante e os demais colegas inscritos, olhavam aqueles prêmios simbólicos e certamente desejam ganhar. Para isso, bastava se apresentar bem, dentro das modalidades em que se inscreveram e consequentemente, convencer os jurados que lhes qualificariam por meio de notas de 0 à 10.
É chegada a hora, começou o Concurso! Ocorreram apresentações coletivas das turmas da educação infantil, do 1º, 2º e 3º ano e as apresentações individuais, na qual, o aluno aqui retratado se apresentou muito bem, extraindo muitos aplausos da ‘plateia’. Ao final das apresentações, seria o momento de apresentar o resultado final, isto é, os vencedores. A expectativa tomou conta dos estudantes que se apresentaram e também dos que prestigiaram o evento.
As notas dos jurados atestaram que o estudante que esteve na eminência de desistir de estudar naquele final de ano, seria o CAMPEÃO na modalidade de Contador de Histórias, representado assim um momento grandioso de felicidade para o estudante, e claro, para o gestor e demais pessoas sabedoras daquela importante conquista.
Legado que ficou: No meio escolar, professores e gestores em parceria com a família fazem a diferença!!!! 
 


[1] Docente da Rede Municipal de Ensino de Monte Santo/BA (atualmente é Gestor Escolar), Graduado em Pedagogia pela Faculdade do Sertão Baiano-FASB (2015) e Pós-Graduado em Alfabetização e Letramento na FASB (2016).

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

A Educação em Monte Santo/BA


 A Educação em Monte Santo/BA
Nesta sexta-feira (21/10/2016), liderado pela APLB Sindicato, reuniram-se em frente à Prefeitura Municipal de Monte Santo/BA, estagiários do IEL, pais/mães de estudantes, alunos (as), alguns donos e/ou motorista de transporte escolar, professores e servidores de outras categorias a fim de protestar contra o caos educacional que se instalou no município após a eleição: salários atrasados e/ou parcelados; demissão dos Estagiários do IEL por nota no WhatsApp e atraso nos vencimentos dos mesmos; atraso do pagamento do transporte escolar, algumas escola sem água e outros pormenores.
Em frente à Prefeitura Municipal, antes da passeata/mobilização pelas ruas/avenidas da cidade, a fala foi franqueada aos presentes e alguns se pronunciaram energicamente, chamando atenção dos problemas enfrentados e, por conseguinte, os motivos do movimento. 
Por conta de todos esses problemas, os profissionais da educação (professores, estagiários do IEL...), estão em greve há cerca de duas semanas e com isso, as aulas estão paralisadas em todo município. É oportuno salientar que o Ministério Público já foi informado e já houve manifestação na câmara de vereadores e ocupação da Prefeitura Municipal, mas a resolução parece não estar próxima.
Diante disso, professores, diretores e outros servidores públicos se mobilizaram e nesta sexta-feira, como atestam as fotos abaixo, realizaram a manifestação nas ruas/avenidas da cidade, com paradas estratégicas em frente ao fórum e Secretaria Municipal de Educação, locais onde os líderes do movimento solictaram justiça e negociação, respectivamente, a fim de resolver os problemas enfrentados e as aulas voltarem ao normal
Ressalta-se que mesmo através de manifestações da classe, na atual Gestão Municipal, houve inúmeros avanços na carreira do profissional da educação (aprovação do Estatuto, Plano de Carreira, Eleição para diretores, reserva técnica do primário...), contudo esse é um momento típico de reflexão de todas as conquistas e, portanto, não há espaço para retrocesso, até porque é também um momento de transição de governo.
Por fim, no início da tarde, em Assembleia Extraordinária, realizada no auditório do IEMS, apesar de nesta data (21/10), o restante dos salários dos professores ter sido pago, a categoria decidiu continuar a greve, visto que ainda não houve encaminhamentos e tampouco resolução da situação dos estagiários do IEL que atuam como professores auxiliares nas turmas da Educação Infantil e dão aula 01 (um) dia por semana em cada turma, nos anos Iniciais, garantindo assim, o tempo destinado para planejamento dos professores, assegurado por leis federais e municipais. Da mesma forma, o pagamento do transporte escolar ainda não foi praticado e por conta desses dois problemas é praticamente inviável às aulas voltarem a normalidade, mesmo que haja consenso da categoria em voltar às escolas. 
Em suma, para a categoria enquanto o município não solucionar a situação do IEL e Transporte Escolar, infelizmente as aulas não retornam. Convém salientar que, como em outros embates, a cetegoria (professores), liderada pela diretoria da APLB Sindicato núcleo Monte Santo, está aberta ao diálogo/negociação com a Gestão Municipal
OBS: Última atualização em 22/10/2016, às 10:50.
Por Sidmar Oliveira
Uma das assembleias com a categoria nos dias precedentes a mobilização da sexta - 21/10/2016.

Concentração em frente a Prefeitura Municipal.  
Passeata/mobilização pelas ruas/avenida da cidade.

Passeata/mobilização pelas ruas/avenida da cidade.

População chegando novamente à Prefeitura Municipal após a mobilização pelas ruas/avenidas.

sábado, 24 de setembro de 2016

Jogo de Sílabas

Material ideal para ser confeccionado e/ou trabalhado em turmas de alfabetização, já que as imagens servem de apoio para os aprendizes durante a formação das palavras/nomes.

Participação na IV Feira de Matemática



Apresentação/exposição do projeto "O rei/rainha da tabuada na escola", na IV Feira de Matemática do Município de Monte Santo/BA, em 23 de setembro de 2016. Este projeto é de autoria do professor Maurício da Silva Oliveira (estudante do IV semestre do curso de licenciatura de Matemática na Faculdade do Sertão Baiano-FASB) com o apoio do Gestor Escolar - Sidmar da Silva Oliveira e demais profissionais do corpo docente da Escola Municipal Lourival Custódio..

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Plano de Aula - Poema/Rimas



Planejamento do dia 12 /09/2016 – Segunda-feira.
Escola- Lourival Custódio           Povoado- Maravilha        Série- _____ ano
Professor/a ___________________________________________________
CONTEÚDOS: Gênero textual Poema. Sílaba final. Rimas.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa.
OBJETIVOS: Compreender as características do gênero textual poema. Identificar palavras que rimam. Perceber que palavras diferentes podem possuir partes sonoras idênticas. Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos/poema com coerência.
METODOLOGIA: Recepcionar os alunos e iniciar a aula com a leitura deleite da música infantil “A FORMIGUINHA” e fazer uma pequena encenação/dramatização da mesma com as crianças.  Em seguida, apresentar aos alunos o poema “LEILÃO DE JARDIM” de Cecília Meireles, escrito em cartaz e/ou quadro branco e com a criançada, fazer uma leitura coletiva, atentando-se para as palavras que rimam, número de versos e estrofes, etc. Dando continuidade, entregar aos estudantes, o poema impresso, para anexarem no caderno e trabalhar a estrutura de um poema: versos, estrofes, palavras que rimam... Podendo explorar a quantidade de letras existentes em cada verso e consequentemente em cada estrofe e/ou poema. Logo depois, solicitar aos alunos e ajudá-los a grifar as palavras que rimam. Dando continuidade, os alunos devem listar as palavras (uma abaixo da outra) e circular a sílaba final e, posteriormente, escrever para cada palavra, outra que rime. Para dinamizar a aula e facilitar a compreensão, o professor pode levar, escritas em tirinhas, grupos de palavras que rimam e trabalhar coletivamente com os alunos, de forma que os alunos consigam fazer o agrupamento das palavras que rimam, a saber: martelo, castelo, caramelo – sabão, pão, feijão – cadeira, madeira, feira – carro, barro, jarro... Por fim, individualmente ou em dupla, os alunos irão escrever um poema com coerência, com no mínimo DUAS estrofes, abordando uma das seguintes temáticas: nossa escola, animais, árvores, água, amizade, família, futebol e estudar. É claro que as turmas “menores” que não conseguem fazer a produção mencionada acima, podem construir somente uma estrofe e ou frases que rimam. Lembrando: as três melhores produções (por turma), selecionadas pelos estudantes, serão expostas no mural da escola.
RECURSOS: Papel metro, marcador permanente e de quadro branco, poema impresso, quadro branco, palavras escritas em tirinhas, impressora, papel ofício, material escolar em geral, etc.
AVALIAÇÃO: Será observado e registrado a participação e o envolvimento das crianças durante as atividades propostas.
TEMPO: Estima-se que esta aula será desenvolvida em três horas (das 08:00 às 11:00).
OBSERVAÇÃO: Na última hora-aula, o professor deve trabalhar com a elaboração de listas de palavras que rimam, de modo que os estudantes, tendo o professor como escriba, elaborem listas com nomes de animais e/ou de plantas que rimam com nomes de alimentos e/ou utensílios domésticos. Exemplo: Garrote – pote; gato – prato, etc.
REGISTROS SOBRE A AULA: ____________________________________________________ ________________________________________________________________________________

         A FORMIGUINHA

FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ
VEIO À FORMIGUINHA E SUBIU NO MEU PÉ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR BATATA ROXA
VEIO À FORMIGUINHA E SUBIU NA MINHA COXA
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR MELÃO
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR JERIMUM
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR UM GIZ
VEIO À FORMIGUINHA E SUBIU NO MEU NARIZ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR.



LEILÃO DE JARDIM

QUEM ME COMPRA UM JARDIM COM FLORES?
BORBOLETAS DE MUITAS CORES,
LAVADEIRAS E PASSARINHOS,
OVOS VERDES E AZUIS NOS NINHOS?

QUEM ME COMPRA ESTE CARACOL?
QUEM ME COMPRA UM RAIO DE SOL?
UM LAGARTO ENTRE O MURO E A HERA,
UMA ESTÁTUA DA PRIMAVERA?

QUEM ME COMPRA ESTE FORMIGUEIRO?
E ESTE SAPO, QUE É JARDINEIRO?
E A CIGARRA E A SUA CANÇÃO?
E O GRILINHO DENTRO DO CHÃO?
(ESTE É O MEU LEILÃO).           (Cecília Meireles)


Aula elaborada/organizada pelo proprietário deste BLOG!