quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Plano de Aula - Poema/Rimas



Planejamento do dia 12 /09/2016 – Segunda-feira.
Escola- Lourival Custódio           Povoado- Maravilha        Série- _____ ano
Professor/a ___________________________________________________
CONTEÚDOS: Gênero textual Poema. Sílaba final. Rimas.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa.
OBJETIVOS: Compreender as características do gênero textual poema. Identificar palavras que rimam. Perceber que palavras diferentes podem possuir partes sonoras idênticas. Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos/poema com coerência.
METODOLOGIA: Recepcionar os alunos e iniciar a aula com a leitura deleite da música infantil “A FORMIGUINHA” e fazer uma pequena encenação/dramatização da mesma com as crianças.  Em seguida, apresentar aos alunos o poema “LEILÃO DE JARDIM” de Cecília Meireles, escrito em cartaz e/ou quadro branco e com a criançada, fazer uma leitura coletiva, atentando-se para as palavras que rimam, número de versos e estrofes, etc. Dando continuidade, entregar aos estudantes, o poema impresso, para anexarem no caderno e trabalhar a estrutura de um poema: versos, estrofes, palavras que rimam... Podendo explorar a quantidade de letras existentes em cada verso e consequentemente em cada estrofe e/ou poema. Logo depois, solicitar aos alunos e ajudá-los a grifar as palavras que rimam. Dando continuidade, os alunos devem listar as palavras (uma abaixo da outra) e circular a sílaba final e, posteriormente, escrever para cada palavra, outra que rime. Para dinamizar a aula e facilitar a compreensão, o professor pode levar, escritas em tirinhas, grupos de palavras que rimam e trabalhar coletivamente com os alunos, de forma que os alunos consigam fazer o agrupamento das palavras que rimam, a saber: martelo, castelo, caramelo – sabão, pão, feijão – cadeira, madeira, feira – carro, barro, jarro... Por fim, individualmente ou em dupla, os alunos irão escrever um poema com coerência, com no mínimo DUAS estrofes, abordando uma das seguintes temáticas: nossa escola, animais, árvores, água, amizade, família, futebol e estudar. É claro que as turmas “menores” que não conseguem fazer a produção mencionada acima, podem construir somente uma estrofe e ou frases que rimam. Lembrando: as três melhores produções (por turma), selecionadas pelos estudantes, serão expostas no mural da escola.
RECURSOS: Papel metro, marcador permanente e de quadro branco, poema impresso, quadro branco, palavras escritas em tirinhas, impressora, papel ofício, material escolar em geral, etc.
AVALIAÇÃO: Será observado e registrado a participação e o envolvimento das crianças durante as atividades propostas.
TEMPO: Estima-se que esta aula será desenvolvida em três horas (das 08:00 às 11:00).
OBSERVAÇÃO: Na última hora-aula, o professor deve trabalhar com a elaboração de listas de palavras que rimam, de modo que os estudantes, tendo o professor como escriba, elaborem listas com nomes de animais e/ou de plantas que rimam com nomes de alimentos e/ou utensílios domésticos. Exemplo: Garrote – pote; gato – prato, etc.
REGISTROS SOBRE A AULA: ____________________________________________________ ________________________________________________________________________________

         A FORMIGUINHA

FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ
VEIO À FORMIGUINHA E SUBIU NO MEU PÉ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR BATATA ROXA
VEIO À FORMIGUINHA E SUBIU NA MINHA COXA
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR MELÃO
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR JERIMUM
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR UM GIZ
VEIO À FORMIGUINHA E SUBIU NO MEU NARIZ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR.



LEILÃO DE JARDIM

QUEM ME COMPRA UM JARDIM COM FLORES?
BORBOLETAS DE MUITAS CORES,
LAVADEIRAS E PASSARINHOS,
OVOS VERDES E AZUIS NOS NINHOS?

QUEM ME COMPRA ESTE CARACOL?
QUEM ME COMPRA UM RAIO DE SOL?
UM LAGARTO ENTRE O MURO E A HERA,
UMA ESTÁTUA DA PRIMAVERA?

QUEM ME COMPRA ESTE FORMIGUEIRO?
E ESTE SAPO, QUE É JARDINEIRO?
E A CIGARRA E A SUA CANÇÃO?
E O GRILINHO DENTRO DO CHÃO?
(ESTE É O MEU LEILÃO).           (Cecília Meireles)


Aula elaborada/organizada pelo proprietário deste BLOG!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário