domingo, 5 de junho de 2016

Ficha de acompanhamento de aprendizagem



Ficha de acompanhamento da aprendizagem das crianças.

ESCOLA:__________________________ Professor: _______________
Nome do Aprendiz: _____________________ data: ____/____/______

Análise Linguística:
Apropriação do Sistema de escrita Alfabética.
Fev.
Jun.
Ago.
Dez.
Escreve o próprio nome.




Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.




Diferencia letras de números e outros símbolos.




Conhece a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.




Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.




Usa diferentes tipos de letras em situações de escrita de palavras e textos.




Compreende que palavras diferentes compartilham certas letras.




Percebe que palavras diferentes variam quanto o número, repertório e ordem de letras.




Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto o tamanho.




Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.




Reconhece que as sílabas variam quanto as suas composições.




Percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas.




Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito.




Domina as correspondências entre letras e grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.




Domina as correspondências entre letras e grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.




Compreensão de convenções ortográficas
regulares diretas e contextuais.
Fev.
Jun.
Ago.
Dez.
Conhece e faz uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V).




Domina as convenções ortográficas relativas aos usos de C antes de A, O, U/ QU antes de E, I.




Domina as convenções ortográficas relativas aos usos de G antes de A, O, U/ QU antes de E, I.




Domina as convenções ortográficas relativas aos usos de R/RR em diferentes posições nas palavras.




Domina as convenções ortográficas relativas aos usos de AS/SO/SU em início de palavra.




Domina as convenções ortográficas relativas aos usos de G, X e J antes de A, O, U.




Domina as convenções ortográficas relativas ao uso de Z inicial.




Domina as convenções ortográficas relativas aos usos de O ou U em sílaba final.




Domina as convenções ortográficas relativas aos usos de E ou I em sílaba final.




Domina as convenções ortográficas relativas aos usos de M e N nasalizando final de sílaba.




Domina as convenções ortográficas relativas aos usos de à e ÃO, em final de substantivos e adjetivos, e NH.





Leitura
Fev.
Jun.
Ago.
Dez.
Lê textos não verbais, em diferentes suportes.




Lê textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre de outros), com autonomia.




Compreende textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos.




Antecipa sentidos e ativa conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.




Reconhece finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças.




Lê em voz alta, com fluência, em diferentes situações.




Localiza informações explicitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.




Localiza informações explicitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos com autonomia.




Realiza inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.




Realiza inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.




Estabelece relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou por outro leitor experiente.




Estabelece relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.




Apreende assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor ou por outro leitor experiente.




Apreende assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos com autonomia.




Interpreta frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou por outro leitor experiente.




Interpreta frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.




Estabelece relação de intertextualidade entre textos.




Relaciona textos verbais e não verbais, construindo sentidos.




Sabe procurar no dicionário os significados das palavras e a acepção mais adequada ao contexto de uso.






Produção de textos escritos
Fev.
Jun.
Ago.
Dez.
Planeja a escrita de textos considerando o contexto de produção: organiza roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda da escriba.




Planeja a escrita de textos considerando o contexto de produção: organiza roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com autonomia.




Produz textos de diferentes gêneros, atendendo as diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba.




Produz textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo as diferentes finalidades.




Gera e organiza o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando os recursos coesivos para articular ideias e fatos.




Organiza o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.




Pontua os textos, favorecendo a compreensão do leitor.




Utiliza vocabulário diversificado e adequado ao gênero e as finalidades propostas.




Revisa coletivamente os textos durante o processo de escrita em que o professor é escriba, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.




Revisa autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.




Revisa os trechos após diferentes versões, reescrevendo-os de modo a aperfeiçoar as estratégias discursivas.





Oralidade
Fev.
Jun.
Ago.
Dez.
Participa de interpretações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.




Escuta com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente.




Planeja intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de história.




Produz textos orais de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os mais formais comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outros).




Analisa a pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades e a característica dos gêneros.




Reconhece a diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades religiosas, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras.




Relaciona fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.




Valoriza os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.




Análise linguística:
discursividade, textualidade e normatividade.
Fev.
Jun.
Ago.
Dez.
Analisa a adequação de um texto (lido, escrito ou escutado) aos interlocutores e à formalidade do contexto ao qual se destina.




Conhece e usa diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.




Reconhece gêneros textuais e seus contextos de produção.




Conhece e usa palavras ou expressões que estabelecem a coesão como: progressão de tempo, marcação de espaço e relações de causalidades.




Conhece e usa palavras ou expressões que retomam coesivamente o que já foi escrito (pronomes pessoais, sinônimos e equivalentes).




Usa adequadamente a concordância e reconhece violações de concordância nominal e verbal.




Sabe usar o dicionário, compreendendo sua função e organização.




Sabe procurar no dicionário a grafia correta das palavras.




Identifica e faz o uso de letra maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo as convenções.




Pontua o texto.




Reconhece diferentes variantes de registro de acordo com os gêneros e situações de uso.




Segmenta palavras em textos.





(S) sim, (P) parcialmente e (N) não.

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