quinta-feira, 1 de outubro de 2015

S. Didática

Planejamento do dia ____ / ____ / 2015 / _________ -feira.
Escola- Escola Municipal Lourival Custódio   Pov. Maravilha   Série- 4º ano
Professor: Sidmar da Silva Oliveira

CONTEÚDOS: Separação de sílabas; Ordem alfabética; Situações problemas.
OBJETIVOS: Construir o conceito de separação silábica; Ordenar palavras em ordem alfabética; Ler, interpretar e resolver situações problemas envolvendo operações de adição, subtração e multiplicação.
METODOLOGIA: Contar/ler e discutir oralmente com as crianças o conto “O Bicho folharal”. Logo depois, fazer o bingo de palavras/letras (02 rodadas). Posteriormente, fazer a leitura da fábula (A raposa e as uvas) para às crianças e fazer a interpretação oral da mesma. Em seguida, fazer um ditado interativo, onde os alunos irão pronunciar/elencar e escrever 10 palavras existentes na fábula lida. Seguidamente, colar a fábula no caderno de cada aluno para que a leia e em dupla e com o auxílio do professor identifiquem as palavras do ditado e corrija-as conforme necessário. Logo após, trabalharemos a separação silábica, dando ênfase às 10 palavras do ditado, pois com elas, também iremos trabalhar a temática ordem alfabética. Ao final, as crianças serão orientadas a fazer a reescrita da fábula, mudando os personagens e assim construindo uma, da própria autoria.
Após o intervalo, faremos o bingo de números/operações (03 rodadas). Depois, iremos trabalhar com situações problemas (tendo como exemplos, os próprios alunos e produtos cultivados em nossa região), envolvendo as operações de adição, subtração e multiplicação. Isso escrito no quadro para que as crianças anotem no caderno, resolvam individualmente, tendo o professor como escriba e depois a correção do modo geral. A tarefa de casa será: Expor em uma lista os nomes/situações onde podemos encontrar numerais. 
PÚBLICO ALVO: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
TEMPO: Um período - (4 horas).
RECURSOS: Livro de leitura, fábula impressa, fichas com letras e operações para o bingo, caixa para sorteio, quadro branco, marcador de quadro branco, situações problemas previamente elaborados pelo professor, material escolar em geral...
AVALIAÇÃO: Será observado e registrado o empenho e participação das crianças durante as atividades propostas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário