Planejamento do dia ____ / ____ /
2015 / _________
-feira.
Escola-
Escola Municipal Lourival Custódio Pov.
Maravilha Série- 4º ano
Professor:
Sidmar
da Silva Oliveira
CONTEÚDOS: Separação de sílabas; Ordem alfabética;
Situações problemas.
OBJETIVOS: Construir o conceito de separação
silábica; Ordenar palavras em ordem alfabética; Ler, interpretar e resolver
situações problemas envolvendo operações de adição, subtração e multiplicação.
METODOLOGIA: Contar/ler e discutir oralmente com as
crianças o conto “O Bicho folharal”. Logo depois, fazer o bingo de
palavras/letras (02 rodadas). Posteriormente, fazer a leitura da fábula (A
raposa e as uvas) para às crianças e fazer a interpretação oral da mesma. Em
seguida, fazer um ditado interativo, onde os alunos irão pronunciar/elencar e
escrever 10 palavras existentes na fábula lida. Seguidamente, colar a fábula no
caderno de cada aluno para que a leia e em dupla e com o auxílio do professor
identifiquem as palavras do ditado e corrija-as conforme necessário. Logo após,
trabalharemos a separação silábica, dando ênfase às 10 palavras do ditado, pois
com elas, também iremos trabalhar a temática ordem alfabética. Ao final, as
crianças serão orientadas a fazer a reescrita da fábula, mudando os personagens
e assim construindo uma, da própria autoria.
Após o intervalo, faremos o bingo de
números/operações (03 rodadas). Depois, iremos trabalhar com situações
problemas (tendo como exemplos, os próprios alunos e produtos cultivados em
nossa região), envolvendo as operações de adição, subtração e multiplicação.
Isso escrito no quadro para que as crianças anotem no caderno, resolvam
individualmente, tendo o professor como escriba e depois a correção do modo
geral. A tarefa de casa será: Expor em uma lista os nomes/situações onde
podemos encontrar numerais.
PÚBLICO ALVO: Estudantes
do 4º ano do Ensino Fundamental.
TEMPO: Um
período - (4 horas).
RECURSOS: Livro
de leitura, fábula impressa, fichas com letras e operações para o bingo, caixa
para sorteio, quadro branco, marcador de quadro branco, situações problemas
previamente elaborados pelo professor, material escolar em geral...
AVALIAÇÃO: Será
observado e registrado o empenho e participação das crianças durante as
atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário