GINCANA ESCOLAR - 2016
Sidmar da Silva
Oliveira[1]
A GINCANA-2016,
da Escola Municipal Lourival Custódio, terá um coordenador das provas e
dar-se-á conforme os seguintes princípios:
1.
Os alunos da Escola Municipal Lourival Custódio, (3º, 4º e 5º ano), serão divididos
e/ou sorteados em CINCO equipes, e:
1.1) Cada equipe
terá um nome, um líder e será diferenciada por uma cor;
1.2) Todas as
equipes farão as provas descritas abaixo.
2.
À mesa de jurados, composta por 1 (uma) pessoa, caberá:
2.1) Atribuir às
notas (de 0 a 100), para cada equipe ao final de cada prova realizada;
22) Fazer a soma
do total de pontos e apresentar o resultado final.
3.
As notas serão atribuídas conforme a posição de conclusão da prova, obedecendo
a seguinte quantificação de pontos:
3.1) 1º = 100;
3.2) 2º = 80;
3.3) 3º = 60;
3.4) 4º = 40;
3.5) 5º = 20.
PROVAS A SEREM REALIZADAS
1ª. BOLA de FUTEBOL: Cada
equipe irá escolher 1 (um) participante. Este irá receber das mãos do
coordenador, uma bola, para com os pés e após o som de um apito, bater pontinho
– cada participante, só terá uma chance e o número de pontos batidos definirá a
posição e/ou pontuação de cada participante/equipe. Tempo estimado - 20
min.
2ª. BILBOQUÊ: Cada
equipe irá escolher 1 (um) participante, e este irá receber das mãos do
coordenador, um bilboquê, para que, após o som de um apito, execute cinco
tentativas. Cada tentativa acertada equivale a 20 pontos. Tempo estimado - 20 min.
3ª. ESTEIRA:
Após o som de um apito, as equipes terão que providenciar/buscar uma esteira de
pindoba e apresentar ao coordenador e o jurado. Tempo
estimado – 20 min.
4ª. CHAPÉU de COURO: Após
o som de um apito, as equipes terão que providenciar um chapéu de couro e
apresentar ao coordenador e o jurado. Tempo estimado –
20 min.
5ª. PANELA DE BARRO: Após
o som de um apito, as equipes terão que providenciar uma panela de barro e
apresentar ao coordenador e o jurado. Tempo estimado –
20 min.
6ª. FERRO: Após
o som de um apito, cada equipe terá que providenciar/buscar um ferro de passar
roupa, à brasa e apresentar ao coordenador e o jurado. Tempo
estimado – 20 min.
7ª. TANGRAM: Cada
equipe irá receber as 07 peças do TANGRAM e após o sinal de um apito, irão
refletir e fazer a montagem do tangaram corretamente. Tempo estimado – 20 min.
8ª. APARANDO BOLAS: Cada
equipe, escolhe um participante. Este, com uma cesta amarrada nas costas, terá
que, com a mão, jogar uma bola para cima e aparar a bola com a cesta – cada participante fará
cinco tentativas. Cada tentativa acertada equivale 20 pontos. Tempo estimado – 30 min.
9º DESENHO DE UM ANIMAL DA REGIÃO: Cada
equipe, munida de papel madeira, marcador permanente, lápis de cor e caneta
hidrocor, irá escolher um animal da região (boi,
cabra, vaca, cavalo, jumento, ovelha...). Tempo
estimado – 20 min.
10ª. CÁLCULO MATEMÁTICO:
Cada equipe irá receber um ficha/folha com DUAS situações problemas (um de cada
vez). Após o som de um apito, a equipe deve ler, interpretar, resolvê-lo
corretamente e apresentar ao coordenador e o jurado. Tempo
estimado – 20 min.
PREMIAÇÃO
Campeão: UMA CAIXA DE BOMBOM;
Vice-campeão: UM PACOTE DE PÉ-DE-MOLEQUE;
[1] Docente da Rede Municipal de
Ensino de Monte Santo/BA (atualmente é Gestor Escolar). Graduado em Pedagogia
pela Faculdade do Sertão Baiano-FASB e Pós-Graduado em Alfabetização e
Letramento na FASB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário