terça-feira, 21 de março de 2017

QUEBRA-CABEÇA COM PALAVRAS GERADORAS



QUEBRA-CABEÇA COM PALAVRAS GERADORAS[1]
Sidmar da Silva Oliveira[2]
Considerando a importância do jogo pedagógico no processo de alfabetização e a necessidade de partir de algo que circunda a vida das crianças, precisamos incrementar em nossas práticas, atividades que contemplem ‘os jogos e os temas geradores’, já que ambos, comprovadamente por pesquisadores, facilitam no processo de assimilação da construção da leitura e da escrita.
Na verdade, a leitura, a pesquisa, a flexibilidade, o planejamento, o carinho, a criatividade... devem fazer parte da rotina do professor alfabetizador, mesmo não tendo a valorização que merece por parte dos governantes.
Em suma, a presente ideia é simples e pode favorecer a aprendizagem dos pequenos, à medida que seja confeccionado e posta em prática pelo docente.
A confecção, assim deve ser feita:
1. Seleção de grupos de palavras (ANIMAIS: vaca, boi, bode, cavalo, ovelha, burro...)
2. Pesquisar a imagem na internet e salvar no computador;
3. Colocar a imagem no PowerPoint e escrever seu nome sobre a imagem;
4. Imprimir em Papel A4 e colar em EVA, papelão ou em papel duplex (algo mais resistente);
5. Recortar em molde de quebra-cabeça (seja separando por letras ou por figuras geométricas).

A partir daí, é só organizar as crianças, preferencialmente em dupla e jogar.
É de inteira autonomia do professor, escolher a metodologia e as temáticas a explorar a partir do quebra-cabeça.  
Bom trabalho.  






ALGUMAS PALAVRAS GERADORAS PARA A CONFECÇÃO DO QUEBRA-CABEÇA
ANIMAIS mistos
FRUTAS
Gato
Banana
Cachorro
Laranja
Preá
Caju
Coelho
Uva
Raposa
Melancia
Onça
Maçã
ANIMAIS da ROÇA  
ALIMENTOS que COMEMOS
Vaca
Feijão
Boi
Milho
Bode
Arroz
Cavalo
Pão
Ovelha
Bolacha
Burro
Pastel
APARELHOS
TRANSPORTES
Celular
Carroça
Notebook
Carro
Computador
Moto
Impressora
Bicicleta
Datashow
Ônibus
Tablet
Avião
BRINQUEDOS
MATERIAL ESCOLAR
Bola
Caneta
Boneca
Lápis
Peteca
Caderno
Gude
Cola
Bambolê
Bolsa
Pipa
Livro
OBJETOS QUE TÊM EM CASA
VESTUÁRIO
Televisão
Camisa
Mesa
Sapato
Geladeira
Vestido
Porta
Calça
Cama
Jaqueta
Rede
Meia
ÁRVORES/plantas da caatinga
Outras a critério do prof.
Umbuzeiro

Aroeira

Sisal

Macambira

Baraúna

Algaroba



A escola é a instituição responsável para oferecer uma alfabetização contextualizada e pertinente às crianças... então, MÃOS À OBRA!


[1] O trabalho com palavras geradoras é indispensável em turmas de alfabetização. Não significa centrar-se somente nas temáticas locais, mas partir delas e maximizar o ensino, ao passo que o aluno adquira o saber sistemático do lugar que vive e passe a conhecer outros territórios/áreas do Estado e do mundo.  
[2] Docente da Rede Municipal de Ensino de Monte Santo/BA (atualmente é Gestor Escolar de uma escola de pequeno porte). Graduado em Pedagogia pela Faculdade do Sertão Baiano-FASB (2015) e Pós-Graduado em Alfabetização e Letramento na FASB (2016). E-mail: sydy.oliveira10@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário