quarta-feira, 1 de março de 2017

ORIENTAÇÕES PARA UM BOM PLANO DE AULA



ORIENTAÇÕES PARA UM BOM PLANO DE AULA

Sidmar da Silva Oliveira[1]
A ação de planejar sempre esteve presente na vida do ser humano e continuará sendo um hábito que precisa fazer parte do dia a dia das pessoas, afinal de contas, é praticamente impossível fazer uma viagem sem saber para onde ir. No ceio escolar, o planejamento ganha uma importância ainda maior, já que a condução de uma aula com um roteiro prévio (planejamento) se torna mais atrativa e mais coerente em relação ao fazer pedagógico, contribuindo assim, para a aprendizagem.

Além do planejamento, a reflexão sobre a aula se torna primordial à prática docente, já que “é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que podemos melhorar a próxima prática”. (Paulo freire, 1996, p. 39). Assim, tanto o planejamento da ação pedagógica quanto a reflexão, precisam se tornar hábito do professor a fim de desenvolver aulas pertinentes e contextualizadas aos estudantes.

Á luz das considerações precedentes e considerando os conhecimentos teóricas adquiridas ao longo dos estudos (faculdade) e experiências docentes, sintetizei as principais etapas e/ou orientações para a elaboração de um bom plano de aula. É claro que antes do planejamento propriamente dito, o alfabetizador precisa se indagar acerca de:

ü  Qual leitura (história) irei fazer para principiar a aula?
ü  Por que este conteúdo é importante para os alunos?
ü  Quais objetivos pretendo alcançar?
ü  O que os estudantes já sabem sobre essa temática?
ü  Quais estratégias tenho de utilizar para motivar os estudantes? 
ü  Qual é a relação que essa temática tem com currículo real e oculto?
ü  Como posso introduzir este conteúdo e o que os alunos farão durante a aula?
ü  Quais materiais/recursos a escola dispõe que pode ajudar minha aula?
ü  Quais materiais/recursos posso utilizar para facilitar a assimilação do conteúdo?
ü   Como contextualizar a temática a vida dos aprendizes?

Após refletir tais questionamentos, o plano já está bem encaminhada, faltando apenas colocá-lo no papel (formalizar) e pôr em prática. Lembro-lhes que há diversos ‘esqueletos’ para o planejamento da prática docente, por consequência a estrutura que segue abaixo é apenas uma sugestão e não uma receita pronta.

IDENTIFICAÇÃO: Neste item, o docente deve fazer a identificação da escola, do próprio professor, da turma e outras informações pertinentes à identificação do plano;
1.      DISCIPLINA: Este é o item a registrar a (as) disciplina (as) que serão trabalhadas;
2.      LEITURA DELEITE: Registrar a história a ser lida no início da aula;
3.      CONTEÚDOS: Registrar os conteúdos/s da aula;
4.      OBJETIVOS: Descrever os objetivos a ser alcançados ao final da aula;
5.      METODOLOGIA: Detalhar a metodologia a ser trabalhada durante a aula.
Sugiro “dividir a aula” em momentos, tais como:
1º momento: Roda de leitura - leitura e bate-papo sobre a história;
2º momento: Sondagem acerca dos conhecimentos prévios – introdução da temática;
Assim por diante;
6.      RECURSOS: Registrar os materiais que serão utilizados durante a aula;
7.      PÚBLICO ALVO: Turma/ano em que a aula será desenvolvida;
8.      TEMPO/DURAÇÃO: Descrever o tempo previsto a ser gasto para desenvolver a aula;
9.      AVALIAÇÃO: Descrever como irá avaliar os estudantes durante a aula.
10.  REGISTROS SOBRE A AULA: O docente deve registrar o que deu certo, o que falhou e outros registros pertinentes a orientar novos planos.



BOM TRABALHO!!!!!

REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.


[1] Docente da Rede Municipal de Ensino de Monte Santo/BA (atualmente é Gestor Escolar de uma escola de pequeno porte). Graduado em Pedagogia pela Faculdade do Sertão Baiano-FASB (2015) e Pós-Graduado em Alfabetização e Letramento na FASB (2016). E-mail: sydy.oliveira10@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário