sábado, 18 de março de 2017

Projeto ALUNO/A DESTAQUE




MINI PROJETO 2017[1]
Sidmar da Silva Oliveira[2]
TEMA
“ALUNO/A DESTAQUE”

JUSTIFICATIVA
O presente projeto nasceu a partir da necessidade de incentivar os estudantes a mudarem de comportamento em relação a seus estudos, especificamente no que se refere à realização das tarefas de casa e saídas repentinas da sala de aula, bem como contemplar uma das ações da meta nº 02 do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Lourival Custódio.

OBJETIVO GERAL
Ø  Incentivar o protagonismo dos estudantes no seio escolar, de forma a premiar os educandos que apresentam boas maneiras e bons rendimentos em seus estudos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Estimular as boas maneiras no ambiente escolar;
ü  Motivar os estudantes a realizarem as tarefas de casa e da classe;
ü  Valorizar as boas práticas e o protagonismo em sala de aula;
ü  Fomentar a mudança de hábitos no seio escolar.

METODOLOGIA/ACOMPANHAMENTO
Cada professor terá como parâmetro avaliativo para eleger mensalmente o/a aluno/a destaque por turma/ano, os sete critérios abaixo, sendo preciso registrar diariamente as informações pertinentes à definição do ALUNO/A DESTAQUE. Sublinhamos que, o presente projeto fará parte do dia a dia dos professores e alunos, mas o principal foco da prática pedagógica precisa ser a aprendizagem dos estudantes, não somente o resultado deste projeto.
Como critério de desempate[3], o professor deverá atribuir uma nota de 0 a 10, aos estudantes, isso em conformidade com os registros feitos ao longo dos dias letivos de cada mês, pois, em caso de algum aluno alegar que o resultado final foi injusto, o docente poder comprovar que o resultado seguiu as normas do projeto.
Dessa forma, além de um cartaz em cada turma para que o docente divulgue o projeto e exponha o aluno/a destaque em cada mês, o professor precisa ter um olhar atento em relação aos critérios abaixo e como dito anteriormente, acompanhar e registrar os estudantes que realizam constantemente as atividades de casa e da classe, participação nas aulas e outros registros valiosos ao projeto e ao fazer pedagógico.
Convém salientar que, entre o primeiro e o terceiro dia letivo do mês subsequente, a direção da escola irá a cada turma/ano, presentear o aluno/a destaque, com uma lembrança simbólica, sendo que, na direção da escola, haverá um portfólio para registrar/arquivar o nome de cada aluno/a destaque por turma/ano, em cada mês, detalhado neste projeto, cujos critérios são:
01. Menor número de faltas;
02. Realizar as tarefas de casa e da classe;
03. Comportar-se coerentemente e ser participativo durante as aulas;
04. Organizar seu material e zelar pelo patrimônio público;
05. Dedicar-se aos estudos, tendo como parâmetro o desenvolvimento de sua aprendizagem;
06. Ser solidário participar de jogos e/ou brincadeiras sem rejeição a nenhum colega;
07. Manter uma relação respeitosa com os demais colegas e professor/a.

TEMPO DE EXECUÇÃO DO PROJETO
Durante todo o ano letivo de 2017

AUTO AVALIAÇÃO
Ao final de cada mês, especificamente no dia da entrega da lembrança simbólica do aluno/a destaque, fazer uma avaliação do projeto com os demais alunos de cada turma, a fim de avaliar se os objetivos estão sendo alcançados e em caso de necessidade, ajustar o projeto.


PÚBLICO ALVO
Estudantes da Pré-escola ao 5º ano, da Escola Municipal Lourival Custódio.

CULMINÂNCIA DO PROJETO
No mês de dezembro, levar os alunos que foram eleitos, alunos destaques no decorrer do ano letivo a um passeio[4] organizado pelo corpo docente da escola, contanto que o estudante não tenha advertência por escrito.

















FORMULÁRIO[5]
PROJETO “ALUNO DESTAQUE – 2017
PRÉ-REQUISITOS: 01. Menor número de faltas; 02. Realizar as tarefas de casa e da classe; 03. Comportar-se coerentemente e ser participativo durante as aulas; 04. Organizar seu material e zelar pelo patrimônio público; 05. Dedicar-se aos estudos, tendo como parâmetro o desenvolvimento de sua aprendizagem; 06. Ser solidário participar de jogos e/ou brincadeiras sem rejeição a nenhum colega; 07. Manter uma relação respeitosa com os demais colegas e professor/a.

MARÇO
CRECHE

PRÉ-ESCOLA

1º/2º ANO

3º ANO

4º ANO

5º ANO

Maravilha, _____ de _____________ 2017


_________________________________________________
Sidmar da Silva Oliveira
Gestor Escolar

PROJETO “ALUNO DESTAQUE – 2017

PROFESSOR (A): _____________________________ TURMA: _______ ano
CRITÉRIOS DE DESEMPATE[6]

MÊS:
ESTUDANTE:
CRITÉRIOS
NOTA FINAL
01. Menor número de faltas;

02. Realizar as tarefas de casa e da classe;

03. Comportar-se coerentemente e ser participativo durante as aulas;

04. Organizar seu material e zelar pelo patrimônio público;

05. Dedicar-se aos estudos, tendo como parâmetro o desenvolvimento de sua aprendizagem;

06. Ser solidário participar de jogos e/ou brincadeiras sem rejeição a nenhum colega;

07. Manter uma relação respeitosa com os demais colegas e professor/a.



Maravilha, _____ de _____________ 2017

_________________________________________________
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Professor (a)



“Todos os indivíduos têm potencial para ser criativos, mas só serão se quiserem” (GARDNER).


[1] Este mini projeto é uma ação da meta 02, do Projeto Político pedagógico, que nasceu a partir de uma conversa informal entre o diretor da escola (Sidmar Oliveira) e o professor/presidente do Colegiado Escolar (Evanildo Bastos). A ideia foi amadurecida, discutida e abraçada pelo o corpo docente e registrada em ATA, sendo divulgado às famílias e aos estudantes da Unidade Escolar Municipal.  
[2] Docente da Rede Municipal de Ensino de Monte Santo/BA (atualmente é Gestor Escolar de uma escola de pequeno porte). Graduado em Pedagogia pela Faculdade do Sertão Baiano-FASB (2015) e Pós-Graduado em Alfabetização e Letramento na FASB (2016). E-mail: sydy.oliveira10@gmail.com
[3] Em caso de um grupo de alunos (03, 04 ou mais) está despontando com alunos destaques, o professor deverá elaborar uma tabela/formulário com duas colunas e sete linhas, para nesta, atribuir às notas (de 0 a 10), a cada estudante e assim poder definir o aluno/a destaque.
[4] Este passeio será dedicado aos “alunos destaques” e aos estudantes do 5º ano, aprovados.
[5] Formulário que ficará na direção da escola para registrar/arquivar mensalmente, o nome dos alunos destaques de cada turma, a fim de montar um portfólio.
[6] Formulário para cada professor utilizar para preencher e servir como critério de desempate, desde que haja um grupo de alunos (03, 04 ou mais) despontando com alunos destaques.

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