MINI PROJETO 2017[1]
Sidmar da Silva
Oliveira[2]
TEMA
“ALUNO/A
DESTAQUE”
JUSTIFICATIVA
O presente
projeto nasceu a partir da necessidade de incentivar os estudantes a mudarem de
comportamento em relação a seus estudos, especificamente no que se refere à
realização das tarefas de casa e saídas repentinas da sala de
aula, bem como contemplar uma das ações da meta nº 02 do Projeto
Político-Pedagógico da Escola Municipal Lourival Custódio.
OBJETIVO
GERAL
Ø Incentivar
o protagonismo
dos estudantes no seio escolar, de forma a premiar os educandos que apresentam
boas maneiras e bons rendimentos em seus estudos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Estimular
as boas maneiras no ambiente escolar;
ü Motivar
os estudantes a realizarem as tarefas de casa e da classe;
ü Valorizar
as boas práticas e o protagonismo em sala de aula;
ü Fomentar
a mudança de hábitos no seio escolar.
METODOLOGIA/ACOMPANHAMENTO
Cada
professor terá como parâmetro avaliativo para eleger mensalmente o/a aluno/a destaque
por turma/ano, os sete critérios abaixo, sendo preciso registrar diariamente as
informações pertinentes à definição do ALUNO/A DESTAQUE. Sublinhamos que, o
presente projeto fará parte do dia a dia dos professores e alunos, mas o
principal foco da prática pedagógica precisa ser a aprendizagem dos estudantes,
não somente o resultado deste projeto.
Como
critério de desempate[3], o
professor deverá atribuir uma nota de 0 a 10, aos estudantes, isso em
conformidade com os registros feitos ao longo dos dias letivos de cada mês,
pois, em caso de algum aluno alegar que o resultado final foi injusto, o
docente poder comprovar que o resultado seguiu as normas do projeto.
Dessa
forma, além de um cartaz em cada turma para que o docente divulgue o projeto e
exponha o aluno/a destaque em cada mês, o professor precisa ter um olhar atento
em relação aos critérios abaixo e como dito anteriormente, acompanhar e
registrar os estudantes que realizam constantemente as atividades de casa e da
classe, participação nas aulas e outros registros valiosos ao projeto e ao
fazer pedagógico.
Convém
salientar que, entre o primeiro e o terceiro dia letivo do mês subsequente, a
direção da escola irá a cada turma/ano, presentear o aluno/a destaque, com uma
lembrança simbólica, sendo que, na direção da escola, haverá um portfólio para
registrar/arquivar o nome de cada aluno/a destaque por turma/ano, em cada mês,
detalhado neste projeto, cujos critérios são:
01.
Menor número de faltas;
02.
Realizar as tarefas de casa e da classe;
03.
Comportar-se coerentemente e ser participativo durante as aulas;
04.
Organizar seu material e zelar pelo patrimônio público;
05.
Dedicar-se aos estudos, tendo como parâmetro o desenvolvimento de sua
aprendizagem;
06.
Ser solidário participar de jogos e/ou brincadeiras sem rejeição a nenhum
colega;
07.
Manter uma relação respeitosa com os demais colegas e professor/a.
TEMPO
DE EXECUÇÃO DO PROJETO
Durante todo o ano letivo de 2017
AUTO
AVALIAÇÃO
Ao final de cada mês, especificamente no
dia da entrega da lembrança simbólica do aluno/a destaque, fazer uma avaliação
do projeto com os demais alunos de cada turma, a fim de avaliar se os objetivos
estão sendo alcançados e em caso de necessidade, ajustar o projeto.
PÚBLICO
ALVO
Estudantes da Pré-escola ao 5º ano, da
Escola Municipal Lourival Custódio.
CULMINÂNCIA
DO PROJETO
No mês de dezembro, levar os alunos que
foram eleitos, alunos destaques no decorrer do ano letivo a um passeio[4]
organizado
pelo corpo docente da escola, contanto que o estudante não tenha advertência
por escrito.
FORMULÁRIO[5]
PROJETO “ALUNO DESTAQUE – 2017”
PRÉ-REQUISITOS: 01. Menor número
de faltas; 02. Realizar as tarefas de casa e da classe; 03. Comportar-se
coerentemente e ser participativo durante as aulas; 04. Organizar seu material
e zelar pelo patrimônio público; 05. Dedicar-se aos estudos, tendo como
parâmetro o desenvolvimento de sua aprendizagem; 06. Ser solidário participar
de jogos e/ou brincadeiras sem rejeição a nenhum colega; 07. Manter uma relação
respeitosa com os demais colegas e professor/a.
MARÇO
|
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CRECHE
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PRÉ-ESCOLA
|
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1º/2º
ANO
|
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3º
ANO
|
|
4º
ANO
|
|
5º
ANO
|
Maravilha, _____ de _____________
2017
_________________________________________________
Sidmar da Silva Oliveira
Gestor Escolar
PROJETO “ALUNO DESTAQUE – 2017”
PROFESSOR
(A): _____________________________ TURMA: _______ ano
CRITÉRIOS DE
DESEMPATE[6]
MÊS:
|
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ESTUDANTE:
|
|
CRITÉRIOS
|
NOTA FINAL
|
01.
Menor número de faltas;
|
|
02.
Realizar as tarefas de casa e da classe;
|
|
03. Comportar-se coerentemente e ser
participativo durante as aulas;
|
|
04.
Organizar seu material e zelar pelo patrimônio público;
|
|
05.
Dedicar-se aos estudos, tendo como parâmetro o desenvolvimento de sua
aprendizagem;
|
|
06.
Ser solidário participar de jogos e/ou brincadeiras sem rejeição a nenhum
colega;
|
|
07.
Manter uma relação respeitosa com os demais colegas e professor/a.
|
Maravilha, _____ de _____________
2017
_________________________________________________
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Professor (a)
[1]
Este mini projeto é uma ação
da meta 02, do Projeto Político pedagógico, que nasceu a partir de uma conversa
informal entre o diretor da escola (Sidmar Oliveira) e o professor/presidente
do Colegiado Escolar (Evanildo Bastos). A ideia foi amadurecida, discutida e
abraçada pelo o corpo docente e registrada em ATA, sendo divulgado às famílias
e aos estudantes da Unidade Escolar Municipal.
[2]
Docente da Rede Municipal
de Ensino de Monte Santo/BA (atualmente é Gestor Escolar de uma escola de
pequeno porte). Graduado em Pedagogia pela Faculdade do Sertão Baiano-FASB
(2015) e Pós-Graduado em Alfabetização e Letramento na FASB (2016). E-mail: sydy.oliveira10@gmail.com
[3] Em caso de um grupo de alunos
(03, 04 ou mais) está despontando com alunos destaques, o professor deverá
elaborar uma tabela/formulário com duas colunas e sete linhas, para nesta, atribuir
às notas (de 0 a 10), a cada estudante e assim poder definir o aluno/a
destaque.
[4] Este passeio será dedicado aos
“alunos destaques” e aos estudantes do 5º ano, aprovados.
[5]
Formulário que ficará na
direção da escola para registrar/arquivar mensalmente, o nome dos alunos
destaques de cada turma, a fim de montar um portfólio.
[6] Formulário para cada professor
utilizar para preencher e servir como critério de desempate, desde que haja um
grupo de alunos (03, 04 ou mais) despontando com alunos destaques.
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