terça-feira, 10 de março de 2020

Formatura-2019: ABC & 5º ano


Escola Municipal São Pedro - pov. Lagoa de Cima 

MENSAGEM AOS FORMANDOS 2019[1]

Ilustríssimos senhores e senhoras, 

Queridos alunos(as), 

Chegou dia de celebrar a conquista de uma importante jornada! Nesta noite solene e festiva, a Escola São Pedro, sente-se orgulhosa dessa caminhada e, com cada um de vocês, agradece a Deus por todas as conquistas. Hoje é um dia especial para as 16 crianças que concluem a etapa da Educação Infantil e para os 25 alunos que concluem a etapa dos Anos Iniciais. Reconhecemos o esforço e a dedicação de cada um durante o processo de escolarização, sobretudo, no ano letivo de 2019, que foi um ano de muitas labutas e conquistas para os alunos e toda comunidade escolar.
Este momento é muito prazeroso, mas não foi fácil chegar até aqui. Para realizarmos esta cerimônia, partimos do sábio ensinamento de Yoko Ono quando afirma que “Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade”. Então, unimo-nos, arregaçamos as mangas e estamos aqui para festejar com todos que dão vida à escola: direção, professores, funcionários, alunos, pais e demais pessoas da comunidade local. Para alguns, pode ser um dia qualquer; mas, para nós, é um dia memorável e inesquecível. Mesmo passando um filme em nossas memórias, seria impossível resumir as vivências deste ano letivo, tampouco descrever o sentimento neste momento de pura magia.
A Escola São Pedro busca promover uma educação de qualidade social. Hoje - 10 de janeiro de 2020 -, nós, professores e servidores estamos felizes pela conquista de vocês que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e, sobretudo, pelos que irão nos deixar em 2020. Mas, como disse sabiamente Antoine de Saint-Exupery “Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”, vocês irão, mas têm um cantinho especial em nossos corações! que perdoem nossa carranca; que levem nossos ensinamentos; que levem a nossa crendice no poder da escola; que a educação seja a trilha que os leve à formação humana e cidadã; e que a escola contribua para o ápice da vida: a felicidade.
Aos senhores pais ou responsáveis, parabenizamos pela pareceria, incentivo e participação na vida escolar e social de seus filhos; aos senhores professores, parabenizamos pela vontade, dedicação e comprometimento com o processo educativo de nossos alunos; aos senhores funcionários, parabenizamos pelo compromisso e zelo que têm por nossa instituição; a Secretaria Municipal de Educação, parabenizamos pela valiosa contribuição e pelo olhar diferenciado para nossa escola; ao coordenador do polo, parabenizamos pelas pontuais proposições e pelo imprescindível apoio; e ao representante político da localidade, parabenizamos pela luta em prol de nossa escola e de nosso povoado.
Agradecemos a confiança e o apoio da Governança Municipal, bem como a parceria e o respeito de toda comunidade escolar durante este ano de trabalho. Juntos, conseguimos muitos feitos, e juntos podemos conseguir muito mais.
Em um tom bem pessoal, posso afirmar que a amizade e o carinho por cada um de vocês, formandos, foram sendo construídos diariamente, em diversos momentos: observando suas atitudes no pátio da escola; analisando os discursos e a intenções quando se dirigiam a secretaria para obter alguma informação; observando o afinco que muitos tinham com as projetos da escola; analisando o comportamento nas atividades extraclasse; observando a fila para o lanche, a entrada e a saída da escola; testemunhando a dedicação e conquistas pessoais de muitos de vocês; negociando e/ou reprimindo as encrencas de vocês com os colegas; e até mesmo quando assinamos algumas portarias de suspensão. Sei que muitas vezes tive atitudes nem tanto cordiais, mas em todos os momentos busquei direcioná-los para o caminho do bem, o caminho que o cidadão ou cidadã deve seguir – é que realidade dura exige medidas enfáticas. Na verdade, em todas as ocasiões que não fui cordial com vocês, tentei demonstrar que não podemos confundir desejos com direitos, diria o filósofo Mário Sérgio Cortella. Tenho certeza que não fui o diretor sorridente, mas lutei para que tivéssemos momentos de alegrias; sei que a nossa amizade não é de longa data, mas não será esquecida. Cada um de vocês conquistou um precioso espaço em meu coração.
Por fim, como é de conhecimento de todos, o dia de hoje é resultado de união e esforço coletivo. Professores, direção, funcionários, pais e alunos em sintonia com colaboradores e a comunidade local têm se desdobrado para realizarmos essa cerimônia e assim, fecharmos o ano letivo de 2019 com chave de ouro, reforçando que “a união faz a força e a vontade faz a diferença”. Dito isso, agradecemos a todos que contribuíram para a realização deste sonho e alteramos o tom de voz para dizer: parabéns, formandos e formandas!
Um abraço especial da direção da Escola São Pedro!












[1] Elaborada por Sidmar da Silva Oliveira.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

DECRETO - REGIÕES DE MONTE SANTO-BA

DECRETO - REGIÕES DE MONTE SANTO-BA

UMA ESCOLA SEM/COM FUTURO

UMA ESCOLA SEM/COM FUTURO

CURRÍCULO BAHIA

CURRÍCULO BAHIA

LITERATURA NA ESCOLA: UMA VIAGEM MÁGICA


Escola Municipal São Pedro 

PROJETO LITERÁRIO-2019
Sidmar da Silva Oliveira[1]
TEMA
LITERATURA NA ESCOLA: UMA VIAGEM MÁGICA

JUSTIFICATIVA
Sabemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais os alunos do ato de ler as obras clássicas e/ou literárias tão presentes nas escolas. O frequente uso de celulares, computadores e, principalmente a falta de incentivo por parte das famílias têm levado os alunos a perderem o interesse pela leitura literária, por conseguinte, aparecem as dificuldades quando solicitados a realizarem produção de textos que expressem a opinião acerca de determinados assuntos. Ademais, notamos um vocabulário reduzido, dificuldades ortográficas, vícios de linguagem e produções sem uma sequência lógica dos fatos.
Essa realidade, bem como a importância da leitura literária para o letramento dos alunos – ainda mais quando a escola se localiza em uma comunidade em que o acesso aos livros parece ser um artigo de luxo –, somado a quantidade de obras literárias existentes na Escola São Pedro, nos levou a refletir sobre a necessidade de incentivar os alunos “acordarem” as histórias presentes nessas obras e, assim, viajarem em um mundo mágico que apenas a leitura pode proporcionar.

OBJETIVO GERAL
Ø  Incentivar a leitura, a escrita e a interpretação a partir da leitura de obras literárias, contribuindo para formação de leitores competentes e autônomos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Estimular a leitura literária;
ü  Diversificar o repertório de leituras realizadas no cotidiano familiar/escolar;
ü  Despertar o gosto pela leitura, estimulando o potencial cognitivo e criativo dos alunos;
ü  Facilitar o acesso ao acervo literário da Unidade Escolar.
ARCABOUÇO TEÓRICO
A leitura é uma atividade dialógica que se inicia ao nascimento, se estende quando o indivíduo começa a falar, se desenvolve na escola e só se encerra na morte. Dessa forma, o ambiente escolar não deve ser o único responsável pela formação do leitor, nem o único lugar onde ocorra mediação da leitura; mas, a escola é a mola propulsora para a formação de leitores, sobretudo, para aqueles alunos oriundos de famílias de classe média baixa, onde pode até haver brinquedos para as crianças, mas livros de leitura praticamente não existem.
No Ensino Fundamental – anos iniciais, as obras literários exercem um papel vital na formação dos alunos, pois estimulam a imaginação, aumentam o vocabulário, trazem alegria, prazer e permitem que a garotada conheça outras culturas. Para Corsino (2010, p. 184), “além de agenciar o imaginário das crianças, de penetrar no espaço lúdico e de encantar, a literatura é a porta de entrada para o mundo letrado”. Assim, a preparação de um cantinho de leitura pelo professor e o incentivo a leitura literária por parte da escola não pode ser encarado como um trabalho a mais, e sim como uma estratégia para auxiliar na formação cidadã dos alunos.
A leitura é a porta de entrada para a formação do sujeito, afinal de contas, “aprender a ler e utilizar-se da literatura como veículo de informação e lazer promove a formação de um indivíduo mais capaz de argumentar, de interagir com o mundo que o rodeia e tornar-se agente de modificações na sociedade em que vive” (FILHO, 2009, p. 51). Sob esse ponto de vista, é importante que o trabalho com a leitura literária seja mais enfatizado nas escolas, essencialmente nas que abarcam o ensino primário, pois o aluno que adquire o hábito da leitura na alfabetização terá as séries vindouras para ampliar esse “vício” tão valioso; mas, é preciso que os professores sejam usuários assíduos da literatura, pois assim poderão motivar os alunos tanto com palavras, quanto pelo exemplo.
Entendemos que a leitura nos livros literários é indispensável para despertar o gosto pela leitura, cabendo ao docente dos anos iniciais o papel mais importante: o de seduzir os alunos desde os contatos iniciais com os livros, despertando o prazer pela leitura antes mesmo que o aluno saiba decodificar as letras. De fato, o papel do professor abrange muitas tarefas: criar situações favoráveis à leitura, orientar os alunos sobre as obras existentes na escola, além de auxiliar e coordenar os momentos de leitura de seus alunos, para que estes se tornem leitores autônomos. Para isso, o próprio docente precisa ser um leitor assíduo dos variados gêneros textuais e ser um conhecedor profundo das obras literárias existentes em sua escola. Em síntese, reconhecemos que despertar o gosto pela leitura é uma missão da escola que não é tão simples, mas é algo que vale a pena investir.
METODOLOGIA/PLANO DE AÇÃO
Os alunos irão pegar emprestados, os livros literários para realizarem a leitura em suas casas. Todos os empréstimos são registrados em um formulário elaborado pela gestão da Escola, para controle de empréstimo e devolução dos livros. Para cada livro lido, os alunos terão que preencher uma ficha de leitura, expressando o título, autor, ilustrador, editora e, principalmente, um pequeno resumo da obra lida.
Os alunos que ainda apresentam dificuldades para ler e escrever podem pegar os livros, fazerem a leitura ao seu modo ou até mesmo pedirem para outra pessoa realizar a leitura e, ao invés de fazerem o resumo, comentarem oralmente em sala de aula sobre a obra lida. Ao final de cada bimestre, os dois alunos(as) que tiverem lido mais livros[2], serão presenteados pela gestão da Unidade Escolar. 

TEMPO DE EXECUÇÃO DO PROJETO
Durante o ano letivo de 2019

PÚBLICO ALVO
Alunos da Escola Municipal São Pedro, povoado de Lagoa de Cima.

CULMINÂNCIA DO PROJETO
No final do ano letivo, pretendemos realizar um bate-papo literário ou um sarau literário para exposição e socialização das obras literárias que temos na Unidade Escolar, bem como aquelas lidas pelo alunos.

REFERÊNCIAS
CORSINO, Patrícia. Literatura na educação infantil: possibilidades e implicações. In: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Coleção Explorando o Ensino: Literatura. Brasília: MEC, 2010.
FILHO, José Nicolau Gregorin. Literatura Infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.


[1] Professor da Rede Municipal de Ensino de Monte Santo/BA. Graduado em Pedagogia; Especialista em Alfabetização e Letramento; Especialista em Educação do Campo; Mestre em Educação e Diversidade.
[2] Para contabilizar as obras lidas, serão contadas as fichas de leitura preenchidas pelos alunos.

domingo, 10 de março de 2019

É RELEVANTE?

É relevante?

Em um período em que os programas sociais do Governo Federal têm fomentado a presença de alunos na escola, o que se vê é a garantia do acesso à educação; universalização da matrícula e frequência dos jovens na instituição escolar. Mas, apenas a frequência garante aprendizado, provoca avanços qualitativos no campo educacional? Ajudar a família impede de estudar? E se nem ajuda a família e não estuda? Ir a escola para evitar "cortar o cartão" é uma solução ou problema?
Estudei e trabalhei com meu pai até os 20 anos. Não morri e nunca perdi de ano! Hoje, vejo jovens que não trabalham e nem querem estudar. O que querem? O que fazer? Como ensinar a quem não deseja aprender? A quem recorrer? Qual o futuro dessa galera? Perguntas de difíceis respostas!!!
Penso que é relevante cobrar rendimento/aprendizado, ao invés da presença sem o verdadeiro desejo de aprender; é relevante cobrar mais compromisso dos jovens de hoje, que serão os adultos de amanhã; é relevante reeducar a geração que confunde desejo com direitos; é relevante que os professores sejam mais auxiliados, que cobrados por questões que não podem resolver; é relevante que os três poderes alinhem suas concepções e perspectivas de trabalho; é relevante que a família faça a sua parte; é relevante que o poder público cumpra com seu papel; é relevante que os professores exerçam seu ofício, sem impedimentos; é relevante que os alunos se dediquem mais; é relevante que cada uma faça a sua parte, e que todos dêem as mãos, senão continuaremos manquitolando.
Por fim, é relevante que não haja culpados, mas sim, engajamento coletivo e responsáveis pelas conquistas!

Por Sidmar Oliveira